Club de
Passos

A Saúde de Mãe e Filho

Postado em: 20 de Novembro de 2021 por Interact Club de Passos

 A Saúde Materno-Infantil tem como definição “um modelo de atenção que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, por meio da ampliação do acesso e da melhoria da qualidade do pré-natal, da vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro, da implementação de boas práticas na atenção ao parto e nascimento, [...] da atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses.” O cuidado materno-infantil, dispõe da ideia de fazer o acolhimento da melhor maneira possível e auxiliar no esclarecimento de dúvidas que estejam relacionados à gestação e aos amparos com o bebê.

Com isso, vários programas foram criados, e dois delinearam os contornos da assistência à mulher: Programa Materno-Infantil (PMI), cujo objetivo era contribuir para a redução da morbidade e mortalidade da mulher e da criança; e o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM). Vê-se a importância de uma boa assistência à Saúde Materno-infantil, uma vez que um atendimento de qualidade no pré-natal, por exemplo, pode desempenhar um papel importante na redução da mortalidade materna, além de evidenciar outros vários benefícios à saúde materna e infantil.

Anualmente, pelo menos sete milhões de crianças menores de cinco anos morrem por causas derivadas de doenças, desnutrição, sistema de saúde ineficaz e saneamento precário. Quase 80% dos óbitos maternos podem ser prevenidos por meio da saúde reprodutiva e com cuidados dispensados por profissionais treinados; e é aí que a saúde e a assistência médica se fazem tão precárias, porém tão essenciais. Dessa forma, o Rotary celebra o compromisso com o bem-estar de mães e filhos no mundo inteiro; a partir disso o Rotary faz projetos, como o Rotary Club de Metro East Taytay, nas Filipinas, que formou uma parceria com profissionais da área médica para fornecer assistência gratuita a mais de 100 mulheres de baixa renda.

No Brasil, a preocupação estatal com a saúde materno-infantil refere-se aos anos de 1940, com a criação do Departamento Nacional da Criança, que enfatizava não só cuidados com as crianças, mas também com as mães, no que se referia à gravidez e amamentação. No cenário atual, com o auxílio do governo e da sociedade, houve uma progressão no atendimento da saúde da mulher e da criança, porém conclui-se que, apesar da evolução observada, o grande desafio ainda se encontra na redução da morbimortalidade materna, neonatal e infantil, em tal que se enfrenta avanços e desafios e se tem muito o que melhorar.

 

“Para tornar realidade o seu destino, o Rotary deverá ser evolutivo e, em algumas ocasiões, revolucionário.”- Paul Harris

Reuniões Quartas-Feiras | 18:30
Avenida Dr. Breno Soares Maia,459 Cep: 37900-110