Precariedade do Ensino Médio
Postado em: 13 de Agosto de 2023 por Interact Club de Passos
PRECARIEDADE DO ENSINO MÉDIO
No Brasil, cerca de 500 mil estudantes acima de 16 anos abandonam a escola, e esse número vem crescendo cada vez mais, e de acordo com os dados da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) afirmam que de 6 a cada 10 jovens acima de 16 anos completaram o ensino médio. Em 2021, escolas estaduais apresentaram uma taxa de evasão escolar de 5,8%, com tendência a aumentar cada vez mais. Essa situação se dá por consequência da qualidade de estudos das escolas públicas, que também vem decaindo durante alguns anos.
Em 2017, foi criado o “Novo Ensino Medio”, que alterou algumas modalidades de estudos, trouxe novas matérias e novas práticas de ensino. Porém, com os dados estatísticos apresentados, podemos ver que o novo método não foi tão efetivo como esperado, com mais horas obrigatórias de estudos e mais exercícios. Entretanto, a porcentagem mínima de nota sendo 60%, é consideravelmente bom, porém é razoavelmente fácil de conquistar, os métodos utilizados são muito básicos, o que faz não exigirem muito esforço dos alunos, assim eles ganham nota alta com pouco esforço.
No entanto, são muitos professores e muita matéria para ensinar, e eles passam por dificuldades por ser um público de alunos grande e variado, tendo assim um ensino atrasado. E para aqueles alunos que se dedicam e se esforçam o máximo que podem, sofrem pela qualidade de ensino, atrasando a jornada de estudo deles cada vez mais. E com isso, tem-se mais um motivo para o abandono escolar.
É necessário que se faça algo, uma adaptação do novo ensino médio, com modalidades mais complexas e ensinos mais rápidos. Talvez mais salas com menos alunos, evitando trabalhos para muitos dos professores. Mas caso nada não seja feito, os números de evasões escolares vão aumentar cada vez mais, e o Brasil terá mais trabalhadores sem o ensino médio completo, diminuindo a qualidade de mão de obra dos trabalhadores






